Publicado em Deixe um comentário

Como escolher seu taco de floorball?

Capa Escolher Taco 300x300 - Como escolher seu taco de floorball?

A princípio, os tacos de floorball compõem o equipamento básico para jogar floorball juntamente com a bola. Assim como no hóquei, os tacos de floorball também são chamados de “sticks”. No entanto, existem muitos modelos, tipos e formatos de tacos e quem está começando geralmente não sabe como escolher seu taco de floorball.

Muito embora o taco de floorball ideal precise ser leve, permitir passes e chutes com grande precisão e imprimir potência e controle nas ações de jogo, cada jogador deve encontrar o modelo ideal que atenda suas características individuais ou mesmo o nível de jogo em que atua.

Portanto, no momento de adquirir o seu taco de floorball, alguns critérios são importantes. Na sequência, saiba mais sobre como escolher seu taco de floorball!

Como escolher o lado da curvatura do seu taco de floorball?

Lado da curvatura 300x300 - Como escolher seu taco de floorball?

A princípio, o lado da curvatura da blade tem relação com o manuseio do taco pelo jogador. Habitualmente, um jogador destro (lado direito dominante) jogará com a mão esquerda mais abaixo no taco, ou seja, com o lado da curvatura à esquerda. Por outro lado, o jogador canhoto (lado esquerdo dominante) jogará com a mão direita embaixo, o que implica no uso do lado da curvatura à direita.

Embora não seja uma regra ou imposição, este é o modo mais natural de definir o lado da curvatura do seu taco. No entanto, exceções podem existir! Mesmo assim, se ainda houver dúvidas, existem modelos com a curvatura neutra (reta) que podem ser usados por todos os jogadores.

Como escolher o comprimento do seu taco de floorball?

Altura do taco x Altura de quem joga 300x300 - Como escolher seu taco de floorball?

Geralmente, o comprimento ideal do taco de floorball é encontrado ao colocá-lo em pé na frente do corpo. Conforme este procedimento, o cabo deve alcançar a altura do umbigo com 5 cm abaixo ou acima deste. Por fim, como referência, você pode seguir a tabela a seguir:

Altura do jogadorComprimento do taco de floorball
110 cm50-55 cm
115 cm50-55 cm
120 cm60-67 cm
125 cm60-67 cm
130 cm70-77 cm
135 cm70-80 cm
140 cm80-82 cm
145 cm80-82 cm
150 cm85-87 cm
155 cm85-90 cm
160 cm90-92 cm
165 cm90-92 cm
170 cm91-95 cm
175 cm95-96 cm
180 cm95-98 cm
185 cm95-103 cm
190 cm100-103 cm
> 195 cm103-105 cm

Há outras especificações?

Além disso, no caso de jogadores intermediários ou avançados, também existem outras informações importantes para ajudar na escolha do taco.

Primeiramente, a rigidez da blade, que interfere na recepção de um passe e na potência do chute. Assim sendo, a rigidez pode ser macia, média ou dura. Ou seja, quanto mais técnico e explosivo for o jogador, maior a sua aptidão para uma blade mais dura.

Por outro lado, a flexibilidade do taco tem relação com o chute a gol. Ou seja, contabiliza o quanto o cabo pode ser flexionado quando o jogador imprime força sobre a bola no chão. Em outras palavras, quanto mais experiente o jogador, menor deve ser a flexibilidade do seu taco.

Por fim, tanto o material de fabricação do taco quanto o formato da blade são ajustes finos para jogadores avançados que estejam competindo regularmente. Elementos como fibra de carbono, fibra de vidro e uma composição entre os dois interferem no preço, peso e durabilidade. Por outro lado, uma blade pode ser mais curvada e favorecer a precisão nos chutes ou mais reta para passar com maior facilidade.

Onde comprar meu taco de floorball?

Aqui na Esporte A+ você encontra modelos ideais para sua necessidade:
Crianças, jovens e adultos
Uso recreativo e competitivo
Níveis iniciante, intermediário e avançado

Confira abaixo algumas opções para você escolher:

Ainda tem dúvidas sobre como escolher seu taco de floorball? Podemos te ajudar, entre em Contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *