Publicado em Deixe um comentário

A história do floorball

Primeiros jogos floorball - A história do floorball

Antes de tudo, que tal conhecer melhor a história do floorball, esse esporte apaixonante? Embora tenha surgido nos Estados Unidos, tornou-se uma modalidade esportiva oficial na Suécia, e hoje é popular no mundo todo. A seguir, saiba tudo sobre Floorball: regras, história e muito mais.

Tudo sobre a história do Floorball

primeiros tacos floorball edited - A história do floorball

O Floorball é um esporte coletivo e de invasão, muito similar ao hóquei no gelo. No entanto, é praticado sem o uso de patins e preferencialmente disputado em pisos lisos, emborrachados ou de madeira, em quadras com proteção lateral.

O Floorball tem raízes nos Estados Unidos, onde jogadores de hóquei no gelo e pessoas que não sabiam ou não gostavam de patinar começaram a praticar de forma adaptada o hóquei fora do gelo. No entanto, foi na Suécia, na década de 1970, que o Floorball ganhou regras e equipamentos específicos. O Floorball agradou, não só por ser uma versão simplificada do hóquei no gelo, que possibilita inclusive a formação de times mistos, com homens, mulheres e crianças jogando ao mesmo tempo, mas também por sua dinamicidade, rapidez e regras de fácil compreensão.

Floorball no mundo

IFF Logo 2017 300x137 - A história do floorball

A Federação Internacional de Floorball (IFF) é a entidade máxima do Floorball no mundo e organiza anualmente campeonatos mundiais, subdivididos por faixa etária e gênero. Assim, a IFF, juntamente aos seus países membros, realiza esforços e ações constantes com objetivo de tornar o Floorball cada vez mais popular. Atualmente, são mais de 70 países membros da IFF praticando o Floorball, mais de 3.000.000 de jogadores licenciados e de lazer espalhados pelo mundo.

Como resultado, a modalidade foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e é modalidade oficial nos Jogos Mundiais. Enquanto evento esportivo, participam os esportes que figuram entre os próximos escolhidos para participar dos Jogos Olímpicos. Em outras palavras, o Floorball já é considerado para se tornar uma modalidade oficial nas próximas edições dos Jogos Olímpicos

Floorball no Brasil

abf 851x1024 - A história do floorball

No Brasil, a prática do Floorball teve início no fim da década de 90, sendo implementada com sucesso em clubes como a ACM e unidades do Sesc em São Paulo/SP. Contou também com grande impulso de entidades filantrópicas administradas por estrangeiros (principalmente suecos e suíços) que utilizam o esporte como instrumento de inclusão social.

Em 1998, criou-se a Associação Brasileira de Floorball, uma associação civil sem fins lucrativos, com sede em São Paulo/SP, devidamente constituída nos termos da legislação brasileira e filiada à  IFF desde 1999. Deste modo, a entidade é responsável pela regulamentação, organização e divulgação do Floorball no Brasil. Desde 2006, a ABF vem realizando uma série de bem-sucedidas iniciativas voltadas à divulgação do Floorball. Como exemplo, temos oficinas esportivas, empréstimo de equipamentos e cursos para educadores em clubes, escolas e também projetos sociais. Como resultado destas iniciativas, percebe-se um crescimento significativo da prática do Floorball no país, totalizando 10.000 pessoas jogando floorball em 2019.

Já na parte de eventos, a principal competição de floorball do Brasil é o Campeonato Brasileiro de Floorball, que reúne as principais equipes do país. Após a primeira edição em 2012, a última edição em 2019 contou com 10 equipes representando 4 estados brasileiros e venceu a equipe Hockstar (Curitiba-PR).


A Esporte A+ é a primeira loja online do Brasil a importar e vender equipamentos de floorball diretamente para você receber no conforto da sua casa!

Tacosbolasbolsasgripsequipamentos para goleiro, tudo o que você e sua escola, clube ou equipe precisam para praticar um dos esportes que mais crescem em popularidade no mundo!

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook Instagram@esporte.amais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.