Publicado em Deixe um comentário

Cursos de capacitação em floorball

Curso de capacitação em floorball

No Brasil, são milhares de pessoas trabalhando no esporte e movimentando a economia enquanto promovem lazer e saúde. Na sequência, saiba mais sobre cursos de capacitação em floorball e como podem ajudar a inovar em suas aulas e treinos, trazer novas atividades para sua instituição e gerar renda extra!

O esporte em um mundo globalizado

Há tempos atrás, as distâncias físicas eram um obstáculo para a informação. De modo geral, as novidades só chegavam quando alguém viajava para ou imigrava de outros países. Nos dias de hoje, basta um comando de voz e podemos o que acontece em qualquer lugar do mundo.

Por exemplo, no esporte, a modalidade coletiva mais popular do Brasil – futebol – ainda se beneficia do cenário antigo para seu desenvolvimento. Uma vez que não há mudanças, segue dominando o cenário local e ocupa as principais opções de lazer quando tratamos de esporte.

No entanto, hoje vivemos tempos de mudança. Por um lado, o brasileiro está ainda mais interessado em esportes. Por outro, novas modalidades esportivas tem se tornado relevantes, chegando pela televisão e internet e aumentando o repertório de possibilidades de lazer e profissionais. Contudo, devemos perguntar quem são as pessoas que podem trabalhar com esporte? Consequentemente, quais esportes oferecem as melhores oportunidades?

O fenômeno esportivo e suas personagens

Arbitragem 1024x1024 - Cursos de capacitação em floorball

Primeiramente, vamos considerar os atores que estão conectados ao esporte. Então lembramos do professor de Educação Física! Este profissional está sempre buscando novidades para promover uma aula ou treino mais interessante. Além disso, precisa dialogar com outras áreas de conhecimento e ensinar mais que esporte. Pode atuar na escola com aulas de Educação Física ou em clubes e outras instituições que ofereçam práticas ligadas ao movimento.

Por outro lado, temos a arbitragem esportiva. Ainda que esteja presente em jogos amadores até profissionais, a necessidade de mediação nas dúvidas e infrações das regras do esporte nem sempre é valorizada, mas sua qualificação é um passo importante para um esporte organizado. A formação de árbitros e árbitras, bem como daqueles que atuam nas mesas de controle e registro das partidas, tem evoluído e qualifica o oferecimento do esporte. Além disso, oferece oportunidades de renda extra a quem exerce estas funções.

Por fim, temos os gestores do esporte. Responsáveis por administrar projetos, associações, clubes e equipes esportivas, devem reunir conhecimento e experiência nas atividades que coordenam. Por conseguinte, é necessário buscarem melhorias, promover eventos, conhecer as novidades e oferecer oportunidades de qualificação aos colaboradores que atuam sob sua gestão.

O floorball

O floorball é um esporte coletivo de invasão desenvolvido na Suécia nos anos 1970. Ainda que semelhante ao hóquei no gelo na forma de jogar, diferencia-se por ocorrer em ginásios e quadras esportivas, sem uso de patins e com menor contato físico permitido. O equipamento de jogo resume-se ao taco e a bola e o objetivo é marcar gols.

É possível jogar floorball com diferentes quantidades de jogadores, diferentes tamanhos de traves, com ou sem goleiro, em diferentes pisos e até mesmo com participantes de diferentes idades e gêneros. Portanto, esta característica garante que se jogue floorball em qualquer lugar e por qualquer pessoa!

Desde 1986, o floorball está em ampla expansão pelo mundo. Assim, aumenta anualmente a quantidade de equipes, praticantes e eventos em todo o Brasil. A principal competição é o Campeonato Brasileiro de Floorball, que reuniu cerca de 100 atletas divididos em 7 equipes de 4estados na última edição em 2022.

Os cursos de capacitação em floorball no Brasil

Conforme a Associação Brasileira de Floorball (ABF), o floorball está presente em todas regiões do país e alcançou mais de 10.000 praticantes em 2019. Deste modo, a ABF considerou importante a regulamentação de quem atua profissionalmente com floorball no Brasil.

Assim, lançou em 2020 o Sistema de Licenças ABF. Por meio da participação em cursos específicos, o interessado pode adquirir as licenças que o capacitam a desenvolver funções em 3 linhas de atuação:

Educacional: destinada aos interessados em desenvolver um trabalho de ensino do floorball em escolas, ONGs e clubes;

Arbitragem: destinada aos interessados em atuar como árbitros ou mesários em partidas de floorball; e

Técnica: destinada aos profissionais de Educação Física interessados em preparar equipes de floorball, desde a base até o alto rendimento.

Cursos de capacitação em floorball na Esporte A+

A Esporte A+ conta com profissionais certificados no Sistema de Licenças ABF nas linhas Educacional, Arbitragem e Técnica. Além disso, contamos com a infraestrutura necessária para promover cursos que atendam a sua necessidade ou de sua instituição.

Portanto, entre em contato e saiba mais sobre cursos de capacitação em floorball! Faça parte do esporte do futuro!


Esporte A+ é especializada em floorball. Oferecemos serviços como oficinas esportivas, organização de competições, cursos de formação e escolinhas esportivas. Além disso, é a primeira loja online do Brasil a importar e vender equipamentos de floorball diretamente para você receber no conforto da sua casa!

Tacosbolasbolsasgripsequipamentos para goleiro, tudo o que você e sua escola, clube ou equipe precisam para praticar um dos esportes que mais crescem em popularidade no mundo!

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook Instagram@esporte.amais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *